segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Portugal Race 2012

Ao tempo que queríamos participar numa prova destas, mas por uma ou outra razão, ainda não nos tinha sido possível experimentar, nada deste género.
Portanto, assim que nos surgiu esta oportunidade, nem pensámos 2 vezes.
A prova, considerada desporto aventura, consistia em 16 km de BTT, 7.5 km de canoagem e 11 km de trail, tudo isto feito em equipa, e totalmente guiado por GPS.
Para nós o que mais nos preocupava, era a canoagem, obviamente por questões fisicas, pois é uma modalidade a que não estamos habituados, e acabámos por fazer poucos treinos específicos.
Quando nos foi disponibilizado o track da prova, mais uma preocupação, o percurso de BTT, teria mais descidas, e o de corrida mais subidas, o contrário das minhas preferências, pois claro...

Obviamente a noite anterior à corrida não foi bem dormida, e o nervoso miudinho teimava em não desaparecer.
Saímos da Golegã, onde tinhamos ficado em casa do Miguel.
A Nucha era para ser a dupla do Miguel, mas uma lesão no joelho, levou-a a ter que desistir, e assim o Miguel acabou por fazer a prova com o Cerdeira, um Amigo destas andanças.
Levantamento dos dorsais, briefing da organização, cafézinho da ordem, aquecimento, e ás 10h partida.
Eram 11 equipas masculinas e 9 mistas.
Arrancámos numa boa posição e sem grandes problemas, e fomos sempre junto de uma equipa mista, ainda passámos o Miguel e o Cerdeira, que tinham perdido o GPS (caíu 2 vezes). O percurso era técnico e com muita pedra, tanto a subir como a descer, nas subidas eu ultrapassava a rapariga da outra equipa, mas a descer, lá ela passava por mim...Eu sabia que ainda havia de perder uma prova por causa do medo que tenho de descer,lol.
Na descida final para a barragem, longa e cheia de calhau, ainda passaram por mim, umas 3 equipas, todas masculinas, incluindo o Miguel e o Cerdeira.

A transição da bike para a canoagem, até correu bem...Não fosse já estarmos a arrancar, quando vi que não tinhamos os coletes vestidos, foi só um contratempo...
O pior foi depois, paguear não é para mim ;) Primeiro que atinasse que temos de remar do lado contrário, para onde queremos que vá a canoa...ups...ou será o contrário? ai,ai,ai, foi duro.
O gajo lá atrás, (sim que quem vai atrás é o mais pesado, e quem tem mais experiência, para direcionar correctamente o bicho), esteve por várias vezes tentado a dar-me com a pagaia na cabeça, ainda não percebi porque não o fez,lol. Foi já quase no final, que finalmente consegui atinar com aquilo, e já íamos num ritmo certinho, foram 60 minutos a remar, até fiz bolhas nas mãos, e levava as luvas do BTT.
Mas o objectivo foi cumprido, pois conseguimos não ir ao banho, o mesmo já não podem dizer o Miguel e o Cerdeira, pois logo no inicio, um desiquilibrio, fê-los ir ver como estava a temperatura da água.
Desembarque efectuado com sucesso, reabastecer o estomago e aí vamos nós para o desafio final...

Começamos mal, muito mal, logo para sairmos da barragem, perdemo-nos umas 3 vezes, mas o pior é que isto aconteceu-nos vezes sem conta durante o percurso, isto porque no briefing, foi-nos dito que teríamos de andar sempre em cima da linha do GPS, mesmo não havendo, caminho, estrada ou trilho, sempre em cima da linha. Ora, nós não somos novatos nesta coisa da navegação de GPS, e sabemos que basta serem gravados num aparelho diferente do nosso, para haver sempre uma margem de erro, de alguns metros, mas foi dado tanto ênfase ao " em cima da linha", que sempre que não estávamos na linha, voltavamos para trás, para ver se havia outra hipótese! Isto fez-nos perder há vontade uns 20 minutos no percurso, soubemos mais tarde que aconteceu o mesmo a quase todos os participantes, e que não era suposto ser assim tão linear!?!?! No final? Obrigadinha, sim?
Mas tirando estes enganos a prova correu bem, não foi feita toda a correr, impossível, tivemos um acumulado de pelo menos 600 metros, foi sempre a subir...
Sempre que estavamos em alcatrão, íamos a correr, no trilho, corríamos a direito e a descer, as subidas eram feitas em passo apressado, pois as inclinações eram mais que muitas, deveríamos ter treinado mais no Monsanto e no Jamor...
Os últimos 2 km, foram uma autêntica escalada, subimos rochas e caminhos de cabras, mas com uma paisagem de cortar a respiração...

Ao final de 4 horas, terminamos a nossa prova, com 16 km de BTT, 7.5 km de canoagem e 11 km de trail !!! e conseguimos o 2º lugar nas equipas mistas, e o 9º na geral, nada mau para primeira participação, hein?
Um sorriso do tamanho do mundo, pelo objectivo superado e com a promessa de que queremos voltar...

Obrigada ao meu Amor, por não me ter acertado com a paguaia, e me ter sempre incentivado a ultrapassar todos os obstáculos, tanto nesta aventura, como em tudo na nossa vida!!!


Apenas temos fotos tiradas pela organização, não quisemos levar a máquina, pois podiamos virar a canoa, e afogar a dita.











5 comentários:

  1. Parabéns aos dois que são uns atletas de quem eu gosto muito! Este desafio deve ter sido mesmo giro, mesmo dentro daquilo que eu gosto de fazer... haverá uma próxima, de certeza! Saudades vossas e dos nossos treinos malucos e com muita conversa à mistura! E parabéns pelo blog! I like it a lot! Só é pena não ter sabido da existência dele há mais tempo.... ;-)

    ResponderEliminar
  2. Tão querida Soraia, tb tenho saudades dos nossos treinos...Esta foi a primeira de muitas que a Horizontes vai organizar, e algumas com distâncias bem mais longas :) Quem sabe participas na próxima!
    E quanto à existência do blog, mais vale tarde que nunca ;-)
    Beijocas, muitas na Piruças...

    ResponderEliminar
  3. Uma grande prova. Parabéns!
    Por enquanto só me dedico às corridas, mas um dia quem sabe...
    Gosto de andar de bicicleta, mas já não ando há imenso tempo. Mas BTT já é mais à frente =) E canoagem só experimentei umas duas vezes e até gostei.
    Parabéns aos dois por uma prova fantástica.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  4. Uau, gostei de ler! Parece uma prova muito interessante (nunca andei de canoa). Já fiz orientação uma vez mas uma coisa muito levezinha, nada do género.

    Parabéns à equipa!

    ResponderEliminar